Soluções ecológicas para edificações

Soluçoes_1.jpg

2017

Projeto para um protótipo de casa sustentável, pré-fabricada e modular, nos moldes do concurso internacional de habitações Solar Decathlon.

Por meio dos sistemas de coleta e tratamento de água pluvial e de tratamento e reuso de águas cinzas é possível reduzir consideravelmente o consumo de água potável da edificação.

O tratamento ecológico de esgoto reduz o risco de contaminação do solo e do lençol freático, sendo uma alternativa sustentável tanto para áreas desprovidas de rede de esgoto quanto para residências urbanas que buscam soluções mais sustentáveis para seus resíduos. 

O fornecimento de água quente por aquecimento solar reduz o consumo de energia elétrica ou de gás da edificação, podendo servir também para abastecer sistema de piso aquecido.

A compatibilização dos diversos sistemas, com uso de ferramenta BIM (Building Information Modeling) garante a integração dos diversos sistemas e a construção ou reforma otimizadas, além de mais econômicas.

SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO PLUVIAL

Coleta de água da chuva, com tratamento e reservatório para reuso para máquina lava-roupas e em torneiras de jardim.

Soluçoes_4.jpg

SISTEMA DE TRATAMENTO E REUSO DE ÁGUA CINZA

Tratamento das águas cinzas, ou seja, a água utilizada na lavagem de roupas, lavatórios de banheiro e chuveiros. A água cinza passa por um sistema de tratamento com etapas de decantação e filtragens, para reuso no vaso sanitário e em torneiras de jardim. Usualmente, a água cinza é descartada no sistema de esgoto sanitário. O tratamento e reuso da água cinza proporciona economia considerável de água potável e redução de esgoto gerado na edificação.

Soluçoes_2.jpg

SISTEMA DE TRATAMENTO ECOLÓGICO DE ESGOTO

Tratamento do esgoto do vaso sanitário, chamado de água negra. O tratamento se dá por meio de Bacia de Evapotranspiração (BET) com bananeiras, que realizam o tratamento alternativo do esgoto, evitando a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático.

Soluçoes-5.jpg

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA QUENTE E FRIA

Sistema hidráulico residencial com previsão de aquecimento da água por meio de coletor solar, reduzindo o consumo de energia elétrica e/ou de gás. A água aquecida pode ser utilizada tanto para chuveiros e torneiras quanto para sistema de aquecimento do piso (sistema de piso radiante).

Soluçoes_3.jpg

equipe:

Acad. Jean Michel Fortes dos Santos

Acad. Mariana Mocellin Mincarone

Acad. Rafal Berny

trabalho acadêmico