O Mar Está Para Peixe

em andamento
Desenvolvimento territorial estratégico
O projeto O MAR ESTÁ PARA PEIXE é um projeto que nasce no Serviluz com os pescadores e tem como objetivos fortalecer a pesca artesanal da comunidade e, com isso, proporcionar uma maior valorização da identidade e do pescado local.
O projeto coordena soluções em comunicação, participação social, gastronomia, urbanismo, arquitetura e oceanografia com o objetivo de fortalecer a cadeia da pesca artesanal, potencializando a cultura da pesca no Serviluz e promovendo a sustentabilidade e o empreendedorismo local.
Dentro do projeto O Mar Está Para Peixe, o eixo de Desenvolvimento Territorial Estratégico tem como ênfase a análise e proposição de infraestrutura e equipamentos de apoio à pesca artesanal, bem como a elaboração de um masterplan de ocupação da orla do Serviluz. Este eixo conta com profissionais da área de urbanismo e antropologia urbana. O primeiro produto dentro deste escopo foi o caderno de Leitura da Realidade, um registro das leituras iniciais realizadas após imersão realizada pela equipe em dezembro de 2022.
O caderno divide-se nos seguintes capítulos:
🔹 O TERRITÓRIO: apresentação do espaço físico do Serviluz, sua localização na cidade e seus pontos principais;
🔹AS PESSOAS : apresentação de dados demográficos da ZEIS Serviluz, bem como apresentação da comunidade de pescadores do bairro;
🔹 AS PESCAS: descrição dos tipos de pesca artesanal predominantes na comunidade;
🔹 AS IDEIAS: relato da imersão inicial da equipe e compilado de ideias para o desenvolvimento do projeto;
🔹 AS CONEXÕES: mapeamento de iniciativas e atores externos à iniciativa que apresentam potenciais de interferência e/ ou oportunidade para o desenvolvimento do projeto;
🔹 PRÓXIMOS PASSOS: descrição das próximas etapas do projeto.



O MAR ESTÁ PARA PEIXE é um projeto que nasce no Serviluz com os pescadores.
Instituto Metamorfose
LAURB Instituto de Urbanismo Ecossistêmico
equipe eixo desenvolvimento territorial estratégico e gestão do projeto
Arq. Urb. Mariana Mocellin Mincarone
Arq. Urb. Danielle Nina Távora
Arq. Urb. Ana Luiza Ottersbach