Diagnóstico para o Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina
2021
Elaboração de diagnóstico do Município de Teresina, Piauí, no âmbito do projeto piloto do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana - CESU Teresina.
Teresina será um dos primeiros municípios brasileiros a hospedar um Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana - CESU.
O propósito do diagnóstico é disponibilizar para a equipe responsável pela implantação do CESU e demais atores envolvidos no projeto um panorama da cidade de Teresina na forma de um diagnóstico que contempla a situação atual das dimensões de cidade inteligente e sustentável, o mapeamento de atores e ecossistema local e o desenvolvimento de estratégias para reduzir ameaças e aproveitar oportunidades encontradas em Teresina.
Com essas informações, as ações adotadas dentro do escopo do CESU serão adequadas às prioridades e necessidades locais e à disponibilidade de recursos, tecnologias e infraestrutura da cidade.
mapeamento de atores
Projetos complexos costumam ter diversos grupos envolvidos, muitas vezes com interesses conflitantes. A matriz de influência e interesse é uma ferramenta que oferece a representação dos atores envolvidos em um projeto, tendo como objetivo compreender os papéis desempenhados por cada um. A distribuição dos diferentes atores ao longo do gráfico permite definir a melhor estratégia de relacionamento a ser adotada, em uma das quatro abordagens a seguir:
▪️ INFORMAR: Têm um forte interesse no projeto mas pouco poder para influenciar nas decisões tomadas acerca dele. Para envolvê-los, é importante antecipar suas necessidades, por meio de processos de cocriação e consultas prévias, e mantê-los informados para garantir que continuem engajados.
▪️GERIR DE PERTO: São os atores-chave do projeto, com forte interesse e influência nos resultados a serem alcançados. É importante construir com eles um relacionamento próximo e garantir que mantenham o interesse.
▪️MOBILIZAR e/ou MANTER SATISFEITO: Exercem grande influência mas não estão ativamente engajados no projeto. Seus objetivos devem ser considerados e eles devem ser mantidos satisfeitos para garantir que continuem advogando pelo sucesso do projeto. Ignorar sua participação pode configurar um risco.
▪️MONITORAR: São atores periféricos ao projeto. É importante monitorar sua atividade periodicamente, pois sua relevância pode mudar com o passar do tempo.
Integram o diagnóstico:
-
a caracterização do município de Teresina, que consiste em um diagnóstico territorial organizado em seções conforme as dimensões das cidades inteligentes;
-
um conjunto de indicadores multidimensionais elaborados de acordo com as normas ABNT NBR ISO 37120 e 37122, da ABNT;
-
mapeamento de mais de 400 atores e sua respectiva caracterização de acordo com seu nível de interesse e influência na implementação e operação do CESU;
-
mapeamento do ecossistema de atuação do CESU;
-
síntese das 14 entrevistas semi-estruturadas realizadas com atores locais, regionais e nacionais;
-
análise estratégica de forças, oportunidades, fraquezas, ameaças do projeto de implementação do CESU;
-
apresentação de recomendações nos temas governança e gestão, mapeamento de atores e de ecossistema e monitoramento de indicadores.
Camila Bellaver Alberti - arquiteta e urbanista
Joana Bispo - arquiteta e urbanista
Luiza Senna - desenvolvedora de software
Mariana Fiúza - arquiteta e urbanista
Mariana Mincarone - arquiteta e urbanista
Naelle Galvão - acadêmica em arquitetura e urbanismo
Universidade Federal do Piauí (UFPI) + CNPq