Práticas educativas em Arquitetura e Urbanismo

Cau Educa.png

2021

✰ Propostas premiadas no Concurso CAU Educa

Atividades educativas elaboradas para o Concurso Público Nacional de seleção e premiação de melhores propostas de ações de valorização da Arquitetura e do Urbanismo, focada nos anos iniciais de formação do cidadão, para se tornarem referências em educação sobre Arquitetura e Urbanismo nas escolas de todo o país.

“O direito à cidade é muito mais que a liberdade individual de ter acesso aos recursos urbanos: é um direito de mudar a nós mesmos, mudando a cidade. Além disso, é um direito coletivo e não individual, já que essa transformação depende do exercício de um poder coletivo para remodelar os processos de urbanização.”
David Harvey

A cidade é nossa

A sequência de atividades “A Cidade é Nossa” propõe uma imersão das/dos estudantes do 2º ao 4º ano na lógica de um projeto participativo de intervenção urbana no espaço público. A ideia é estimular a apropriação do espaço que é de todos e o sentimento de pertencimento, gerando uma oportunidade de as crianças deixarem de ser somente usuárias para se converterem em cidadãs. Os resultados das atividades permitem conhecer e aplicar demandas da infância para o espaço público a partir da perspectiva e das ações das próprias crianças, agentes de transformação.

Minha Casa, Minha Escola

O projeto Minha Casa, Minha Escola consiste em explorar aspectos de conforto ambiental de espaços do cotidiano dos alunos, desenvolvendo habilidades de percepção, correlação, imaginação e planejamento dos espaços edificados, incluindo prática projetual de melhoria dos locais analisados. 

Ao fim da prática pedagógica, os alunos devem ser capazes de compreender o impacto que os espaços têm na saúde física e mental dos seus habitantes; identificar elementos que contribuem para a percepção, da qualidade do espaço (ventilação, iluminação, espacialidade, etc); e realizar exercício de projeto, exercitando representar as melhorias pensadas em forma de desenho ou maquete.

Meu Caminho na Cidade

Na sequência didática Meu Caminho na Cidade, os estudantes são estimulados a refletir criticamente sobre a mobilidade urbana, partindo de suas próprias experiêcias com diferentes meios de transporte - públicos ou privados, individuais ou coletivos, ativos ou motorizados. As atividades incluem reflexão individual e discussão em grupo, além de exercícios de matemática, de representação, de produção textual e de encenação.

Patrimônio Cultural

A sequência didática trabalha o conceito de Patrimônio Histórico e Cultural para incentivar estudantes do 1º ao 5º ano a refletirem sobre a importância de edificações e locais históricos para a preservação da identidade e da memória, reconhecendo a contribuição de diferentes povos para a formação da identidade brasileira. O conhecimento da sua história e da memória local prepara as/os estudantes para o exercício da cidadania.

equipe:

Camila Bellaver Alberti - arquiteta e urbanista
Julia Garcia de Souza - educadora
Mariana Mocellin Mincarone - arquiteta e urbanista

https://www.caurs.gov.br/arquitetas-gauchas-sao-destaque-em-concurso-do-cau-brasil/