top of page

Áreas Prioritárias para Soluções Baseadas na Natureza (SbN)

SBN_posts-08.png

2023

O estudo a respeito da vulnerabilidade a perigos climáticos em Belo Horizonte permite identificar áreas prioritárias para aplicação de ações eficientes de adaptação aos efeitos do clima, utilizando estratégias de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Os perigos climáticos considerados na análise são a exposição e vulnerabilidades a alagamentos e inundações, deslizamentos de terra e ondas de calor.


Os produtos dessa cooperação são fundamentais para o fortalecimento e melhoria dos indicadores ambientais disponíveis ao município porque, através dos dados de referência, estratégias e política podem ser implementadas com o objetivo de proteger e conservar a natureza na cidade, proporcionando a melhoria da qualidade de vida à população.

SBN_posts-01.png

AMEAÇAS CLIMÁTICAS 

São as consequência de ações antrópicas nos últimos três séculos, causando alterações climáticas que colocam em risco a qualidade de vida no planeta. Representam impactos negativos em diversos âmbitos, afetando desde a produção de alimentos até a manutenção da biodiversidade.

ÁREAS PRIORITÁRIAS 

São aquelas que estão sobrepostas às áreas críticas (soma dos índices de vulnerabilidade e índice de exposição para cada perigo climático) e os condicionantes ambientais e antrópicos.

AVISO:

Este estudo não consiste em um mapeamento de áreas de risco. A identificação de áreas prioritárias para as ações de SbN tem como objetivo principal ser um instrumento de planejamento e fornecer subsídios para a tomada de decisões estratégicas, sem realizar uma avaliação detalhada dos riscos específicos associados a cada área. Para análises de risco mais abrangentes e detalhadas, recomenda-se a consulta a estudos específicos nessa área.

equipe:
Mariana Mincarone - arquiteta e urbanista

José Eduardo Moscon - arquiteto e urbanista

cliente:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte/MG via WRI Brasil

bottom of page